O Brasil conta, segundo dados de 2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), com 2.314 Instituições de Ensino Superior espalhadas em todo o território nacional. O crescimento do Ensino Superior no Brasil nas últimas décadas enfrenta os desafios da democratização do acesso, da articulação com as outras etapas da formação escolar e do provimento de educação com qualidade. Os debates acerca do papel social da universidade, a valorização do professor e a presença do Estado na gestão da educação brasileira indicam a necessidade de desenvolvimento contínuo e sustentado da prática, acima da retórica, no campo da educação.

O principal mecanismo de ingresso nas IES brasileiras é o Vestibular, exame que engloba questões objetivas e subjetivas das seguintes matérias do Ensino Médio: Português, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, e Língua Estrangeira. Outro mecanismo de entrada nas IES é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de unificar a prova de seleção, ao passo que o vestibular é elaborado pelas próprias IES. Para estudantes estrangeiros, o governo brasileiro oferece aos estudantes estrangeiros, processo seletivo próprio, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Na pós-graduação, a entrada é feita por meio de processo seletivos anuais. Os requisitos variam conforme a IES, podendo incluir exames, entrevistas e análise de projeto de pesquisa. Também neste caso, o governo brasileiro oferece aos estudantes estrangeiros processo seletivo próprio, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).

Conheça os Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG)

Conheça as diferentes denominações das Instituições de Ensino Superior (IES): Universidades, Centros Universitários, Faculdades, Institutos Tecnológicos etc.)

Veja as Estatísticas do Ensino Superior no Brasil

Veja quais são, onde ficam, os contatos, e os endereços físico e eletrônico de todas as IES brasileiras no mapa interativo