Apresentação

O Programa Anual de Cursos de Curta Duração (PACCD), também oferecido pelo Estado Maior da Armada (EMA), destina-se à preparação de aquaviários, provenientes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos culturais ou educacionais, para atividades que exijam qualificações especiais.

Os pedidos das Autoridades Marítimas dos países interessados, para inscrição e matrícula nos cursos oferecidos, devem dar entrada na Diretoria de Portos e Costas (DPC), no Rio de Janeiro, até um mês antes da data prevista o início do curso desejado.

Deverão acompanhar os pedidos os formulários apropriados, devidamente preenchidos. Atenção (12/11/2013): O encaminhamento dos pedidos somente poderá ser efetuado diretamente à DPC.

Os cursos serão ministrados em português, nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, conforme o caso.

Deve-se conferir, caso a caso, o período e o local de realização, bem como os requisitos dos candidatos para o curso pretendido.

Mais informações sobre os cursos constantes do PEPME e do PACCD, tais como: currículos, formulários etc, podem ser obtidas pelos órgãos oficiais dos governos dos países amigos junto à respectiva Representação Diplomática do Brasil.

Países aos quais são oferecidos o PEPME e o PACCD

  1. Angola
  2. Argentina
  3. Barbados
  4. Bolívia
  5. Cabo Verde
  6. Chile
  7. Colômbia
  8. Costa Rica
  9. Equador
  10. Gabão
  11. Guiana
  12. Guiné-Bissau
  13. Honduras
  14. Moçambique
  15. Panamá
  16. Paraguai
  17. Peru
  18. República Democrática do Congo
  19. República Dominicana
  20. São Tomé e Príncipe
  21. Suriname
  22. Trinidad e Tobago
  23. Uruguai
  24. Venezuela

Cursos 2016

Os arquivos a seguir são editáveis com o software OpenOffice.

Cursos 2015

Cursos 2014

Cursos 2013

Cursos 2011