PAEB/CsF: notícias de Maio de 2013

Encontros com bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras em Milão e Pádua

A Embaixada do Brasil na Itália promoveu encontros com bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) em Milão e em Pádua, nos dias 8 e 9 de maio de 2013, com o apoio da Secretaria Técnica do CsF Itália, do Instituto Politécnico de Milão, da Universidade de Milão e da Universidade de Pádua.

Nos encontros, foram esclarecidas dúvidas sobre temas de interesse dos estudantes, como similaridades e diferenças entre os sistemas universitários brasileiro e italiano, reconhecimento dos créditos e questões imigratórias. Também foram colhidas sugestões para o aperfeiçoamento do Programa, em vista do aumento da participação da Itália no CsF no próximo semestre.

Os objetivos do Programa foram reforçados juntos aos estudantes e às instituições de ensino superior. No caso do encontro em Milão, houve participação de representantes da Telecom Italia/Tim, parceira do CsF. A empresa oferece, a cada semestre, 50 vagas de estágio para bolsistas do Programa em seus centros de pesquisa na Itália.

No contexto das comemorações dos 150 anos do Instituto Politécnico de Milão, foi realizado seminário sobre cooperação universitária com o Brasil, com foco no CsF, após o encontro com os bolsistas. O evento aumentou a visibilidade do Programa em uma das mais prestigiosas instituições de ensino superior da Itália e contribuiu para a divulgação das modalidades de bolsas do CsF com atuação no Brasil.

Em Milão, após o encontro com os bolsistas e o seminário, houve apresentação de grupo de capoeira. Em Pádua, realizou- se espetáculo musical em homenagem ao centenário do nascimento de Vinicius de Moraes.