PAEB/CsF: notícias de Julho de 2013

Boston: encontro dos estudantes e pesquisadores brasileiros em Boston

No dia 28 de junho, foi realizado o Encontro dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Boston. O evento, que contou com o apoio do PAEB, ocorreu na Cambridge Innovation Center.

Entre os 93 participantes do encontro, estavam estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras, que tiveram a oportunidade de assistir a 3 palestras.

Na primeira, Bruno Herrera, graduado em Odontologia, doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo com doutorado sanduíche pela "Boston University" e atualmente pós-doutorando no "Forsyth Institute", falou sobre Mediadores lipídicos da resolução da inflamação: da doença periodontal à cicatrização tecidual.

Depois Tiago Lucena, bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília e hoje realiza doutorado sanduíche no grupo "Camera Culture" do MIT MediaLab, ministrou palestra sobre Arte, Ciência e Tecnologia: cruzamentos possíveis em pesquisas transdisciplinares.

Por último, os bolsistas tiveram a oportunidade de ouvir Mariana Mendoza, graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande, doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente faz doutorado sanduíche no "MIT Computational Biology Group". Ela apresentou a palestra "Inferindo a estrutura de redes regulatórias genéticas: aventuras de uma engenheira de computação na biologia de sistemas".


Tordesillas: entrega de diplomas a bolsistas do CsF

No último dia 7 de junho, em Tordesillas, atendendo a convite do Prefeito daquela cidade histórica, o Embaixador do Brasil na Espanha participou de uma série de atos relacionados às relações culturais, educacionais e comerciais entre Brasil e Espanha. Entre as atividades - realizadas no dia em que se recordavam os 519 anos da assinatura do Tratado de Tordesillas - figurou, por sugestão da Universidade de Valladolid (UVA), a entrega de diplomas de "honra ao mérito" aos sete bolsistas do CsF que mais se destacaram durante o último ano letivo na UVA. Foram eles:

  • Beatriz Gonçalves Benatti: Estatística
  • Valdilene Oliveira da Silva: Física
  • Izabelly Cristina Nascimento Silva: Matemática
  • Jonas Pires da Silveira: Química
  • Ângela Bernardón: Engenharia Agrícola e do Meio Rural
  • Mayara Lopes da Silva Belorio: Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentícias
  • Matheus Gonçalves García: Engenharia Agrícola e do Meio Rural

Além dos diplomas recebidos do Embaixador do Brasil na Espanha, os alunos do CsF na UVA visitaram as edificações históricas mais importantes de Tordesillas e participaram da inauguração da exposição "Descubre Brasil", organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tordesillas no espaço de exposições das Casas do Tratado.

Alunos do CsF na região da Catalunha participaram, entre os dias 4 e 6 de julho, em Barcelona, das atividades do XVIII Seminário Acadêmico promovido pela APEC - Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha, que teve como título "Desafios contemporâneos: Ciências, Culturas e Tecnologias em tempos de crise". Durante o evento, que contou com a participação de estudantes brasileiros de graduação, doutorado sanduíche e doutorado pleno, foram apresentados pôsteres e artigos, bem como realizadas mesas redondas e atividades culturais relacionadas ao Brasil.

Em 19 de março último, a Assistente Técnica do Programa Ciência sem Fronteiras na Embaixada do Brasil em Madri, Cristiane Pereira, proferiu palestra informativa sobre o Programa no Ateneo de Madrid, com apresentação do Secretário da Seção Ibero-Americana daquela instituição, Tomás Mallo. Durante o referido evento, que contou com a participação de bolsistas do CsF em Madri, o público presente, formado basicamente por professores, estudantes e profissionais de imprensa, pôde também fazer perguntas sobre aspectos gerais do funcionamento do CsF na Espanha e no mundo.


Nova Iorque: Realizado o II Encontro de Bolsistas do CGB-NY

O Setor de Cooperação Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Nova York realizou, em parceria com o Institute of International Education (IIE), o II Encontro Regional dos Bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras em Nova York. Ocorrido na sede do IIE no dia 10 de maio de 2013, o evento reuniu 121 bolsistas, de diferentes modalidades, que atualmente integram o Programa CsF nos Estados de Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia.

Aberto com as palavras de boas vindas do Cônsul-Geral em Nova York, Embaixador Seixas Corrêa, o evento também teve apresentações das senhoras Jaye Chen, Vice Presidente Executiva do IIE, e Sandhya Espitia, consultora da LASPAU para o CsF. Via videoconferência, participaram a Dra. Denise Neddermeyer, Diretora de Relações Internacionais da CAPES, o Dr. Cassiano D’Almeida, Coordenador de Ações Internacionais do CNPq, e as senhoras Rita Macedo e Marilene Vieira, responsáveis pelo CsF na CAPES.

Durante o Encontro, bolsistas de diferentes regiões do Brasil, de várias áreas de concentração e que realizam seus estudos em diversas universidades locais tiveram a oportunidade de obter informações sobre o Programa e trocar impressões sobre suas experiências pessoais e acadêmicas. O Encontro foi marcado, ainda, pelo lançamento oficial do “Manual de Perguntas e Respostas Frequentes para os Bolsistas do Programa CsF nos EUA”.

Membros da equipe encarregada do Programa CsF no IIE apresentaram aos presentes números do Programa nos EUA e as perspectivas para obtenção de estágio acadêmico (“Academic Training”) durante o recesso de verão. Representantes do Consulado esclareceram dúvidas relativas a documentação e procedimentos consulares.

Na segunda parte do evento, os bolsistas foram organizados em grupos e convidados a exporem suas impressões sobre o Programa, além de sugestões para seu contínuo aprimoramento. As discussões que se seguiram foram muito produtivas, tanto para os bolsistas como para os órgãos de monitoramento e gestão do Programa.


Nova Iorque: Publicação do Manual de Perguntas e Respostas Frequentes para Bolsistas do CsF nos EUA

Morar, estudar e pesquisar em outro país são experiências únicas, que envolvem numerosas oportunidades mas, também, alguns desafios. Cientes disso, responsáveis pelos setores de Cooperação Educacional na Embaixada e nos Consulados do Brasil nos Estados Unidos elaboraram, em conjunto, o “Manual de Perguntas e Respostas Frequentes para Bolsistas do Programa CsF nos EUA.

Publicado em abril de 2013, o manual foi criado no âmbito do Programa de Apoio a Estudantes Brasileiros no Exterior (PAEB), de modo a atender as principais demandas, dúvidas e questionamentos encaminhados pelos bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras nos EUA desde sua implementação, no final de 2011.

O Manual cobre diversos assuntos de interesse dos bolsistas a caminho dos EUA ou que já se encontram no País. Nele estão descritos os principais contatos e referências institucionais dos participantes do Programa, além dos serviços prestados pela rede consular brasileira nos EUA.

Versão eletrônica do manual está disponível em: http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/NovaYork/pt-br/file/Manual-v_FINAL.pdf

Cópias impressas estão disponíveis para distribuição gratuita. Os bolsistas interessados devem contatar o Setor de Cooperação Educacional de sua área de jurisdição para maiores informações.