PAEB/CsF: notícias de Julho de 2013

Boston: Lançamento de Série de Vídeos

23 de outubro de 2013

O Consulado-Geral do Brasil em Boston, em parceria com a rede de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston, lançou a série de vídeos "Panorama: visões da cooperação científica Brasil-Boston", produzida como parte das atividades do PAEB.

A missão do projeto é divulgar as linhas de pesquisas desenvolvidas por brasileiros na região da Nova Inglaterra, incluindo os bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. Ao compartilhar experiências e trajetórias pessoais, espera-se inspirar novos estudantes em busca de formação acadêmica no exterior. Os vídeos podem ser acessados por meio do link: https://www.youtube.com/user/PanoramaBrasilBoston/videos

Madri: Avaliação de Bolsistas Brasileiros

9 de outubro de 2013

Durante os diversos encontros com bolsistas brasileiros que os membros do Setor de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Madri mantiveram ao longo do ano letivo 2012-2013 - o primeiro do Programa Ciência sem Fronteiras na Espanha - os estudantes brasileiros foram incentivados a enviar à Embaixada, ao término de seu período de estudos no exterior, comentários diversos sobre o desenvolvimento de suas bolsas e sobre o CSF de maneira geral.

Nesse sentido, o bolsista de Pós-Doutorado da CAPES Ribas A. Vidal, em conjunto com outros 4 bolsistas de graduação sanduíche na Espanha, França e Alemanha, elaborou documento intitulado "Impressões pessoais do Programa Ciência sem Fronteiras para estudantes de graduação brasileiros". No referido relatório, os bolsistas brasileiros, que terminaram em 30 de setembro último seu período de estudos no exterior, tecem comentários diversos sobre os principais benefícios do CSF para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos alunos brasileiros participantes do Programa, bem como para a sociedade e as empresas brasileiras.

O relatório elaborado pelos estudantes brasileiros contém, ainda, 2 tabelas intituladas "benefícios imediatos do intercâmbio internacional" e "interação Universidade- empresa", por meio das quais são atribuídas notas aos benefícios do Programa para os bolsistas e aos aspectos que deveriam ser mais enfatizados doravante, como a maior participação de empresas brasileiras e estrangeiras no Programa.

Link para o relatório: clique aqui.

Londres: Publicação de Artigo de Bolsista

4 de outubro de 2013

O ex-bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no Reino Unido, Sr. Ricardo Scheckenberg, publicou mais um artigo em importante revista científica como resultado do trabalho de pesquisa realizado durante o ano que passou no "Wellcome Trust Centre for Human Genetics" da Universidade de Oxford. Ele publicou artigo na revista "PloS Genetics" em 2012 (fator de impacto 8.694) e há pouco um artigo na revista "Brain" (fator de impacto 9.915).

O Sr. Scheckenberg é um dos 14 mil estudantes e pesquisadores que foram bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e já retornaram ao Brasil. Ao mesmo tempo, é parte do seleto grupo de estudantes de graduação que foram convidados a regressar como alunos de doutorado pleno à universidade em que passaram um ano (apenas um estudante de graduação com bolsa do CsF já regressou ao Reino Unido como estudante de doutorado). Ele é, finalmente, um dos apenas cinco estudantes de graduação aceitos para realização de estudos na Universidade de Oxford, dentre os 2.926 estudantes de graduação que já foram aceitos em universidades do Reino Unido.

Roma: Parceria com a Alitalia Beneficia Bolsistas

4 de outubro de 2013

A Embaixada do Brasil em Roma foi informada de que 415 bolsistas do Programa CsF recém-chegados à Itália beneficiaram-se do desconto de 10 por cento e de outras condições especiais oferecidos pela empresa, em virtude de contato realizado por esta Embaixada em maio. No total, os bolsistas economizaram mais de 124 mil Reais, que puderam utilizar para outras finalidades relativas aos preparativos para a viagem.