Atenção: Recomenda-se fortemente que a IES, antes de enviar o pedido de Bolsa Emergencial, entre em contato com a DCE (61-2030-8564 ou dce@itamaraty.gov.br).

A Bolsa Emergencial é concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que comprovem situação de extrema dificuldade financeira imprevista, de modo que se vejam impedidos de custear sua moradia ou alimentação.

O benefício, no valor de R$ 622,00 por mês, é concedido por período de até 6 meses.

A candidatura não depende de Edital específico. A Bolsa Emergencial pode ser solicitada a qualquer momento, desde que o estudante comprove situação de crise financeira inesperada. O estudante-convênio deverá ser indicado pela Instituição de Ensino Superior (IES) onde estuda. A indicação deverá ser feita por meio de ofício endereçado à Divisão de Temas Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores. Este ofício deverá ser acompanhado de:

  • Formulário de pedido de Bolsa devidamente assinado e preenchido com nome do banco, número da agência e conta bancária, CPF, telefone, e-mail;
  • Termo de Compromisso assinado pelo estudante, declarando que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de quaisquer instituições;
  • Comprovante de matrícula do aluno na IES;
  • Histórico Escolar atualizado, com os resultados do último semestre cursado;
  • Cópia da página do passaporte com o visto vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado, comprovando situação de permanência no Brasil em status regular;
  • Original dos extratos bancários do estudante dos últimos três meses;
  • Relatório sobre a situação socioeconômica do estudante, expedido pelo serviço social da IES onde está matriculado;
  • Documentos adicionais, considerados pertinentes pela IES, que comprovem a situação de crise financeira inesperada do aluno.

Orientações para a IES

Veja aqui orientações para o preenchimento do formulário de pedido de Bolsa Emergencial.