Eventos relacionados ao PEC-G

I Encontro Internacional dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Pós-Graduação (PEC-PG)

Realizou-se, em Recife, entre os dias 27 e 29 de novembro, o I Encontro Internacional dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Pós-Graduação (PEC-PG), organizado pelos estudantes-convênio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB), o Laboratório de Estudos da Cultura Contemporânea (LEC) e da Associação de Pós-Graduandos (APG) da IES.

Com o tema “Realidades dos estudantes do PEC-G e PEC-PG no Brasil: debates, reflexões e ajustes”, o encontro contou com mesas temáticas sobre questões diplomáticas, experiências em trabalhar no Brasil e possibilidades de cooperação entre Brasil, África e países sul-americanos. Houve, ainda, exposições de trabalhos, formação de grupos de debates e apresentações culturais.

Participaram do evento o Reitor da UFPE, Prof. Dr. Anísio Brasileiro, e os Pró-Reitores da instituição, bem como os gestores do PEC-G na DCE/MRE e na SESu/MEC e coordenadores dos Programas em algumas das IES participantes. Também foram convidadas entidades estudantis e os embaixadores de Guiné-Bissau, Cabo Verde, R. D. Congo, Colômbia e Angola.

Ao final do encontro, foi entregue aos convidados o documento intitulado "Carta de Recife", elaborado pelos estudantes no intuito de promover maior participação do corpo discente no acompanhamento dos Programas.

II Workshop Multicultural da UFG
Integração e Acolhimento aos Estudantes Estrangeiros PIAI e PEC

Organização conjunta PROGRAD e CAI

Data: 06/03/2012, às 14h00 nas Salas 2 e 3 do Centro de eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Campus Samambaia

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00 – abertura
  • Apresentação Cultural
  • Falas: Reitor, Pró-Reitora de Graduação, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-Reitor de Extensão, Pró-Reitor da Comunidade Acadêmica, Coordenadora de Assuntos Internacionais; Coordenador do PEC-G
  • Apresentação dos estudantes e orientadores
  • 15h00 – Palestra sobre o PEC-G- Prof. Lawrence- PROGRAD.
  • 15h20 – Palestra Prof. Francisco (Letras) sobre Produção Textual e Português para Estrangeiros – disciplinas ofertadas pela Faculdade de Letras para estudantes estrangeiros.
  • 15h30 – Polícia Federal: orientações e procedimentos para estrangeiros
  • 15h45 – A MEDICINA DO VIAJANTE: PRECAUÇÕES E RISCOS PARA SAÚDE– prof. Marco Túlio
  • 16h00 – Palestra Edyr: Acesso ao Portal do Aluno (Edyr)
  • 16h20 – Dr. Ernando Filizolla – palestra: Assistência estudantil
  • 16h40 –Prof. Hugo Leonardo Fonseca da Silva - FEF
  • 17h - Encerramento dos trabalhos e coffee-break.

Peru: participação brasileira no "Seminário de Becas Internacional"

O Setor de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Lima foi convidado a participar no Seminário de Becas Internacional, realizado na Universidad Nacional del Centro del Perú pelo Ministério de Educação peruano, na cidade de Huancayo, no dia 24 de novembro de 2011. Trata-se do principal programa de bolsas de estudo no Peru e que contou, na região de Junin, com a participação de cerca de duzentos estudantes locais.

O evento contou com a participação das autoridades da Universidade e da Dra. Maria Bazan Naupay, representante do Ministerio de Educação do Perú e Chefe da "Oficina de Becas e Crédito Educativo", representantes de Setores de Cooperação Educacional de instituições cooperantes como da Embaixada da Bélgica, Embaixada da Espanha, Associação Latinoamericana Russa. Mais uma vez, o Brasil foi o único país sul-americano a participar do evento.

A participação brasileira se deu por meio de palestra ministrada por representante do Setor de Cooperação Educacional, na qual destacou não apenas os aspectos mais operativos do PEC-G e PEC-PG, mas, sobretudo o nível de excelência das universidades brasileiras, dados que justificam a crescente procura de candidatos do Peru nos programas de estudante convênio do Governo brasileiro. Destacou também os requisitos para participar do Programa de Estudantes Convênio, além da importância do aprendizado da língua portuguesa e do exame Celpe-Bras.

Guatemala: Participação brasileria na X Feira Nacional de Bolsas

A Embaixada do Brasil na Guatemala participou, no período de 17 a 19 de novembro de 2011, da "X Feria Nacional de Becas", organizada pela Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência da República (SEGEPLAN).

Segundo a SEGEPLAN, circularam pela Feira 6.645 pessoas, nos três dias do evento. Foram distribuídos oitocentos folhetos de divulgação das bolsas de estudos oferecidas pelo Brasil. O Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) despertou maior interesse entre os jovens guatemaltecos, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina e relações internacionais. Já o Programa Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) teve grande receptividade entre profissionais guatemaltecos, alguns já planejando aprender português para cursar o mestrado no Brasil.

A X Feira de Bolsas de Estudos na Guatemala contou com a participação de outras representações diplomáticas acreditadas no país (México, Argentina, Rússia, Espanha, Israel, Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Chile, França e Taiwan), além de organizações internacionais, instituições acadêmicas guatemaltecas e escolas de línguas.