Compartilhe sua experiência como estudante-convênio!

Escreva para dce@itamaraty.gov.br, com o Assunto "Depoimento PEC". Por favor, inclua na mensagem as seguintes informações:

  • Nome
  • País de origem
  • Curso
  • IES
  • Ano em que ingressou no PEC-PG
  • Ano em que concluiu o curso (caso aplicável)
  • Sua ocupação atual (caso aplicável)

Confira, a seguir, alguns depoimentos de estudantes-convênio a respeito de suas experiências e do aprendizado no Brasil.

alunos estrangeiros participantes do PEC


"Uma das maiores satisfações da minha vida foi ter estudado no Brasil com o apoio do PEC-PG. A Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro ofereceu um curso de mestrado de altíssima qualidade. Atualmente, volto regularmente ao Brasil para dar concertos, além de estar casado com uma brasileira."

Rodrigo Lara Alonso, do México, PEC-PG 2010, cursou Mestrado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


"Nessas poucas linhas, eu quero manifestar todo meu apreço e consideração pela tarefa desenvolvida pelo governo do Brasil no que respeita à formação acadêmica e ao interesse dos intercâmbios com professores e alunos estrangeiros. Confesso que realmente não é fácil assumir os estudos – a vida - em uma cidade onde não se conhece ninguém, mas o pessoal da UFBA foi tão receptivo e acolhedor que acabei me sentindo em casa. A amabilidade e carisma de todos tornaram minha estada menos difícil. O desenvolvimento da minha pesquisa, os estudos feitos, a preparação da minha dissertação, tudo foi extremamente intenso, sério, difícil também. Porém, os resultados obtidos na defesa - distinção e recomendação para a publicação - evidenciam o ótimo andamento do meu projeto de Mestrado. E explicitam a minha felicidade. Concluindo, apenas quero dizer para o governo de Brasil: obrigada."

Cristina R. Santoro, da Argentina, PEC-PG 2006, cursou Mestrado em Letras - Tradução na Universidade Federal da Bahia (UFBA)


Durante os sete anos de permanência em Londrina não somente obtive conhecimentos valiosíssimos, títulos e me preparei como uma boa profissional senão que também fiz amigos, tão bons que estão do meu lado até hoje a pesar de distância. Tenho retornado ao Brasil para me especializar e principalmente para rever os amigos, porque tenho em mim um pedacinho desse povo maravilhoso que é o brasileiro."

Iliana del Rocío Alcocer Negrete, do Equador, PEC-PG 1997 e 2001, cursou Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Londrina (UEL)