A Educação Superior no Brasil encontra-se em fase de ascendente oferta de opções para a conclusão de estudos nos níveis de graduação e pós-graduação, de modo a responder a uma demanda crescente por profissionais qualificados, condição básica para o desenvolvimento econômico e social do país.

Permanece o desafio de expandir a oferta de cursos relevantes ao desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se busca conter a oferta excessiva e concentrada em determinadas áreas.

Não é tarefa fácil ao estrangeiro reconhecer as diferentes denominações dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras, de modo a identificar seus interesses. Abaixo, você poderá conhecer um dos esforços em descrever de maneira simplificada os principais cursos do Ensino Superior no Brasil.

Conheça quais são as denominações dos títulos e a duração dos cursos oferecidos nas Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Veja o guia de “Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelados” e Licenciatura, documento produzido pela Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

Publicação da CAPES para estudantes estrangeiros: "Postgraduate Programs of International Quality Offered by Brazilian Universities"