Introdução

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em teste padronizado de português.

O exame é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Página oficial: clique aqui.

Locais de estudo e prova

No Brasil, há diversas instituições de ensino cadastradas para aplicação do exame Celpe-Bras. No exterior, as provas do Celpe-Bras são aplicadas nos Centros Culturais Brasileiros e em outras instituições associadas.

Conheça a Rede Brasil Cultural de instituições dedicadas ao ensino da língua e da cultura brasileiras no exterior.

Confira onde fazer a prova

Resultados

Página oficial do INEP, com os resultados por semestre: clique aqui.

Resultados antigos: